10 Dicas para Economizar Energia Elétrica

DICAS

Muito tem se falado em “sustentabilidade”, fontes de energia alternativa, etc. Isso porque o meio ambiente tem sido agredido diuturnamente por nós, seres humanos, justamente aqueles que receberam de Deus a dádiva de… administrar (cuidar) do planeta, digamos assim! Nesse sentido, a Energia Elétrica tem sido motivo de grande preocupação em todos os cantos do planeta.

Podemos fazer “um pouquinho” da nossa parte para colaborar com o Planeta, sabe como? Economizando energia elétrica, e assim também fazemos bem ao nosso bolso, pois poupando dinheiro, economizamos e combatemos o desperdício, não é uma boa?

E aí? Vamos nessa? Vou compartilhar com você 10 dicas eficientes e extremamente simples para economizar energia elétrica, e consequentemente poupar dinheiro e combater o desperdício.

1. Pintura

Deixe os ambientes de sua casa mais claros!

Na próxima vez que for pintar sua casa, escolha clores claras, pois elas refletem melhor a luz solar, favorecendo a propagação e tornando o ambiente mais claro e alegre.

Com essa simples ação você pode utilizar lâmpadas de menor potência, ou seja, que “gastam menos”, você sentirá a diferença na conta de luz, pode acreditar.

 

2. Lâmpadas

Um complemento da dica anterior, troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas fluorescentes além de gastarem menos energia, ainda duram bem mais tempo que as incandescentes. Tá certo que você irá gastar um pouco mais na hora da compra, mas pode ter certeza que não será um gasto, será um investimento, já que logo você perceberá a diferença na duração das lâmpadas e no valor da conta de energia elétrica.

 

3. Sensores de Presença

Quando era criança achava maravilhoso ver aqueles filmes futurísticos onde as portas se abriam e fechavam sozinhas e as luzes idem!

Pois é… o futuro chegou, tudo isso hoje é muito simples e você pode ter o que lhe convém em sua casa!

Instale sensores de presença nos locais da casa onde as pessoas apenas passam, escadas, corredores, etc. Os sensores de presença fazem com que as lâmpadas só se acendam quando alguém passa pelo local, se apagando logo em seguida.

 

4. Fogão e Geladeira

Evite manter próximos o fogão e a geladeira, o calor causado pelo fogão atrapalha o desempenho da geladeira, imagine uma panela de pressão por quase 1 hora sobre o fogo e próximo da geladeira! Isso faz a geladeira trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia elétrica.

 

5. Geladeira

Evite colocar panos para secar atrás da geladeira e também evite forrar as prateleiras com qualquer material, isso dificulta a circulação do ar e faz consumir mais energia, quanto aos panos atrás da geladeira, eles fazem aumentar a temperatura da geladeira além do previsto, o que também não é bom

6. Computador

Sabia que você pode programar o computador para entrar em stand by após um certo período de ociosidade? Você pode, por exemplo, programar o computador para entrar em stand by após 3 minutos que ficar sem nenhuma ação, isso fará com que ele desligue o monitor e fará parar o disco rígido. Ah… não se preocupe, isso é diferente de desligar, quando você for voltar a usar o computador, basta pressionar qualquer tecla ou o mouse  e ele já volta a funcionar normalmente!

 

7. Ar condicionado

Nos dias atuais é realmente difícil permanecer em certos ambientes por causa do calor, então, quando o ar condicionado se fizer mesmo necessário, ao menos troque os filtros regularmente e os mantenha limpos, além de, é claro, deixar o aparelho desligado quando não houver ninguém no ambiente.

 

8. Desligue Aparelhos Eletrônicos

É claro que não é para deixar o computador em stand by sempre, o correto é realmente desligar quando não for mais usar, aquela programação é para os casos em que você necessite por algum motivo se afastar do computador sem saber quanto tempo levará para voltar, mas que tenha a intenção de continuar usando.

Já quanto aos demais parelhos eletrônicos como a televisão ou o som, o correto é desliga-los e não deixar em stand by, pois dizem os especialistas que aquelas pequenas luzes piscando podem representar um consumo mensal de até 10% em sua conta.

 

9. Instale Fotocélulas nos ambientes externos

As fotocélulas farão com que suas luminárias só ascendam no período noturno.

 

10. Luz Natural

⇒⇒⇒♦

A luz natural deve ser aproveitada ao máximo, deixar janelas e cortinas abertas, utilizar claraboias quando possível, quanto mais você conseguir utilizar a luz natural, menos irá utilizar a luz artificial, isso ajuda o planeta e o seu bolso agradece.

 

Essas são dicas simples mas que se aplicadas corretamente irão reduzir  significativamente o consumo de energia elétrica, e então? Vamos nessa? Mãos à Obra!

 

Veja também…

Aprenda a tocar violino…

Bolo no Pote…

Minha Barriga Perfeita…

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *