Alimentos feitos de inseto???

NOTÍCIAS

Alimentos feitos de inseto: Já pensou você chegando numa Padaria e pedindo um X-inseto?

Em Agosto/17 foram lançados, na Suíça (sim, eu disse Suíça), alimentos feitos à base de insetos!

Produtos à base desses animais vêm se tornando um sucesso de vendas desde que foram lançados, em agosto passado.

Hambúrgueres e almôndegas produzidos com farinha de verme moído,  barrinha energética feita com grilos crocantes, são alguns exemplos de alimentos que estão fazendo sucesso naquele país.

Os insetos são cultivados em criadouros higienizados na Suíça, Áustria e Bélgica, depois são moídos e transformados em uma farinha. O pó é rico em proteína e é acrescentado em uma massa com outros ingredientes (como purê de grãos e temperos), e moldada no formato hambúrgueres e almôndegas.

Os fabricantes garantem que os produtos à base de insetos são gostosos, saudáveis e sustentáveis. O supermercado que comercializa os itens está bem satisfeito com as vendas – a publicidade que os ingredientes inusitados geram que tem se mostrado muito boa para os negócios.

“Estamos convencidos de que temos na Suíça consumidores que são amantes da boa comida, que têm uma mente aberta e provarão e gostarão dos produtos feitos com insetos. Não apenas por ser uma alternativa à carne, mas por razões culinárias mesmo”, disse Andrea Bergman, representante da rede de supermercados Coop, à BBC Brasil.

 

Sustentabilidade

A vantagem de incluir esses alimentos na dieta se deve ao fato de serem relativamente baratos em comparação às carnes de gado, suína e de frango. 

“O consumo de carne demanda muitos recursos”, afirma Melchior Füglistaller, representante da empresa Essento, fabricante dos produtos.

“Por exemplo, para se produzir um quilo de carne são necessários 15 mil litros de água e dez vezes mais ração do que seria necessário para alimentar insetos que produzissem a mesma quantidade de proteínas”, argumenta.

Certamente o peso da carne no bolso influenciará a decisão dos suíços. Se um quilo de carne bovina moída e temperada para hambúrguer sai por 58 francos (R$ 190), no mesmo supermercado a apenas um corredor de distância é possível comprar o hambúrguer de inseto já embalado em porções de 170 gramas pelo preço de 52,60 francos (R$ 170) o quilo.

Ou seja, o consumo de “carne de inseto” se traduz em uma economia de cerca de 11% para o bolso do consumidor.

 

Bem… Por uma economia de 11% eu continuaria comendo a velha e boa carne vermelha! 🙂

 

CRÉDITOS: http://www.bbc.com/portuguese/geral-42964864

Recomendados Para Você:

1 thought on “Alimentos feitos de inseto???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *