Os incríveis benefícios do Rabanete para a sua saúde!

SAÚDE E BEM ESTAR

Por essa você não esperava, são tantos os benefícios que esse vegetal pode fazer pela sua saúde que você nunca mais olhará para ele com os mesmos olhos e se o desprezava agora fará questão da presença dele em seus pratos e copos! rs

O rabanete é uma raiz comestível da mesma família que o repolho, brócolis, nabo e rúcula. A forma mais conhecida é a vermelha e branca, mas também existem outras variações de tamanho e de cor. Os egípcios e babilônios eram profundos admiradores dessa raiz há mais de 4.000 anos, graças às suas diversas propriedades curativas. E quais são? Vamos ver…

Propriedades do rabanete

O rabanete possui baixo teor calórico, pois é composto de elevado teor de água, tendo como componentes o carboidrato e fibras. É rico em vitamina C e ácido fólico, além de conter glucosinolatos, que é outro antioxidante que se soma à vitamina C. São os glucosinolatos que dão ao rabanete aquele leve sabor picante, e são eles que possuem propriedades anticancerígenas.

O vegetal também apresenta ação antibacteriana, antiviral e expectorante, devido aos compostos de enxofre que possui, sendo, por isso indicados para pessoas com problemas respiratórios.

Os glóbulos vermelhos e brancos também são favorecidos por conter “folato”, que auxilia na formação de anticorpos do sistema imunitário. Contém também quantidades significativas de cálcio, fósforo e magnésio.

O magnésio, por sua vez, está associado com a função do intestino, nervos, ossos e músculos, por isso podemos afirmar que faz bem a saúde dos ossos e dentes, além de aumentar a imunidade.

O rabanete também possui interessante teor de cálcio e de potássio, sendo um excelente substituto ao leite para os naturalistas, por possuir cálcio sem ter que recorrer ao leite de animais. Vale lembrar que o potássio é necessário para a geração e transmissão de impulsos nervosos, para a atividade muscular normal e para o equilíbrio da água no interior e no exterior das células.

Além da já citada presença de compostos de enxofre, que tem boa ação antioxidante, o rabanete também contribui com o iodo, mineral essencial para o bom funcionamento da tireoide e, cuja ausência, está sendo apontada como um dos fatores causadores de surgimento de alguns tipos de câncer, segundo o renomado médico Dr. Lair Ribeiro.

Devido a todas essas propriedades, o rabanete traz diversos benefícios à saúde, vamos falar de alguns deles

  • Indicado em dietas para perder peso, graças ao seu alto teor de água e baixa caloria (cerca de 16 calorias por 100 gramas). Pode ser adicionado em sopas de legumes e saladas, realçando o sabor sem adicionar calorias indesejadas;
  • Antioxidante: graças a vasta quantidade de vitamina C e compostos de enxofre, faz bem aos ossos, dentes e ajuda na formação de glóbulos vermelhos, importante, portanto, para a imunidade do corpo;
  • Já seu elevado teor de fibras favorece o sistema digestivo, o trânsito intestinal e sensação da saciedade, ajudando a reduzir a prisão de ventre e espantar a fome. ;
  • Diurético, o rabanete contribui nas funções renais e hepáticas, prevenindo desordens urinárias;
  • Anticancerígeno: auxilia no combate ao câncer por inibir as células cancerosas, principalmente quanto ao câncer de cólon. As sementes desta planta são usadas em chás devido a essas propriedades anticancerígenas ou na dieta para prevenção de câncer;
  • Sistema digestivo: aumenta a flora intestinal, beneficiando pessoas com problemas de digestão, já que aumenta a produção de sucos biliares, quebrando melhor a gordura e facilitando a digestão de alimentos. Sua contribuição como estimulante da bílis também ajuda a digestão e fortalece o fígado.
  • Combate a flatulência: graças ao seu poder de neutralizar bactérias nocivas para a saúde, cuja presença no intestino é responsável pela formação de gases. Suco de rabanete

O suco de rabanete é muito indicado pois facilita a absorção dos nutrientes desse alimento, potencializando suas propriedades curativas, então, vejamos algumas receitas de sucos de rabanete.

 Suco de rabanete adoçado com mel

Esse suco exerce um excelente efeito benéfico no fígado e vias biliares. Seu consumo serve também como um laxante natural, além de ajudar a aliviar náuseas e dores de garganta.

Ingredientes

– 4 grandes rabanetes
– 1 colher de chá de mel

Preparo

Extraia o suco de rabanete. Adoce com mel e beba logo em seguida. Tome um copo antes das refeições.

 

Suco de rabanete com cenoura e aipo

Suco de rabanete com cenoura e aipo.

Esse suco produz um grande efeito diurético e desintoxicante do corpo, de modo a remover toxinas, vírus e parasitas.

Ingredientes

– 1 cenoura
– 1 talo de aipo
– 3 rabanetes

Preparo

Lave e pique o aipo, as cenouras e os rabanetes. Bata todos os ingredientes no liquidificador até misturar bem. Beba na hora. Tome 2 xícaras por dia.

 

Suco de rabanete com cenoura e limão

Este suco é ótimo para combater resfriados e doenças dos brônquios. Ele tem propriedades antibacterianas e desinfetantes, que aliviam a tosse e a dor de garganta, ajudando a dissolver o muco dos pulmões.

Ingredientes

– 1 cenoura
– 2 rabanetes
– Suco de 1 limão

Preparo

Extraia o suco de limão. Lave e corte cenouras e os rabanetes. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até misturá-los bem. Beba imediatamente. Tome 2 copos por dia, até melhorar os sintomas.

Bem, você já viu que motivos você tem de sobra para incluir o rabanete na sua dieta, então mãos à obra!

OBSERVAÇÃO: sempre que for ingerir alimento que só tenha ingerido em pouquíssima quantidade antes, é bom fazer um teste ingerindo uma pequena quantidade para garantir que não tem intolerância a qualquer um de seus componentes. Pessoas com úlceras gástricas ou gastrite, por exemplo, deve tomar em quantidades bem menores ou mesmo consultar um médico para saber se pode tomar.

Photo by Caroline Attwood on Unsplash

 

Veja também…

O Melhor e Mais Completo Curso de Teologia à distância, pelo Melhor Custo x Benefício!

Aprenda a importar dos EUA pela metade do preço roupas, relógios, perfumes e muito mais, de maneira legal e sem complicações!

 

Aprenda a Tocar Violino um dos mais lindos e apaixonantes instrumentos musicais!

https://tudoaqui.blog.br/saude-e-bem-estar/perder-barriga-de-verdade/

Curso Bolo no Pote – Aprenda e tenha renda extra

 

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *