Perda de Peso: Eu Diminuí a Alimentação, Comecei a Fazer Exercícios e Não Perco Peso, E AGORA?

SAÚDE E BEM ESTAR

Perda de Peso, o que fiz de errado?

Se você adotou as práticas de comer menos e fazer exercícios físicos regularmente e, mesmo assim, não perde peso, pode ser que não esteja fazendo nada de “errado”, mas apenas precisa de alguns ajustes.

Pelo raciocínio lógico não teria como falhar, comer menos e praticar exercícios físicos faria qualquer pessoa emagrecer, pois além de ingerir menos calorias estaria, ainda, queimando outras com os exercícios, que nem 1 + 1 igual a 2.

Porém, não se trata de simples matemática, pois o corpo humano é um organismo complexo e que tem regras próprias, muitas vezes também complexas.

 

Mas o que fazer então para perder peso? 

Em primeiro lugar é preciso entender quais são as formas através das quais nosso corpo “queima” as calorias. Pense um pouco e imagine como seu corpo gasta as calorias durante o dia, você deve imaginar que a maneira pela qual mais se gasta calorias é fazendo exercícios certo? Errado!

Nosso corpo gasta mais energia com o Metabolismo Basal (já vamos explicar), de 60 a 75%, em segundo lugar com a prática de Exercícios Físicos, de 15 a 30%, podendo chegar a 50% em atividades muito intensas e, por último, com a Termogênese Alimentar, de 7 a 15%.

 

Formas de Gasto de Calorias

1) Metabolismo Basal (60 a 75%)

Para se manter vivo o organismo gasta certa quantidade de calorias, isso é conhecido como Metabolismo Basal, ocorre com os batimentos cardíacos, com a respiração, com o funcionamento de todos os órgãos do corpo e com a manutenção da massa muscular, ou seja, quanto mais massa muscular, mais calorias serão gastas através do Metabolismo Basal.

2) Atividade Física

A Atividade Física é responsável pela queima de calorias no patamar de 15 a 30%. É a energia gasta naturalmente durante atividades do dia como se levantar, andar, se vestir, tomar banho, escovar os dentes, etc. 

Quando a atividade física é programada e otimizada com objetivos específicos, aumenta-se o gasto de calorias e passamos a chamar essa atividade de Exercícios Físicos.

3) Termogênese Alimentar

A simples atividade de digerir e absorver alimentos gera um gasto de energia em nosso corpo, a isso chamamos de Termogênese Alimentar e é responsável pelo gasto na ordem de 7 a 15% das calorias diárias.

 

Agora que sabemos como nosso corpo gasta as calorias, voltemos à dúvida principal deste artigo, se uma pessoa diminui a alimentação e, portanto, a ingestão de calorias e passa a praticar exercícios físicos, porque não perde peso mesmo assim?

 

Por Que não Perco Peso?

O que pode estar ocorrendo é que você está sendo “sabotado” (digamos assim), pelo seu próprio organismo! Como assim?

Você diminuiu a ingestão de calorias, aumentou a queima de calorias com exercícios físicos, porém, contudo, entretanto (pleonasmo intencional), seu organismo DIMINUIU o seu Metabolismo Basal, ou seja, passou a gastar menos energia com a manutenção do seu corpo! E se considerarmos que o Metabolismo Basal é o responsável pela maior parte do gasto de calorias, fica fácil entender o porque de não haver resultado positivo!

 

O que fazer então?

Você deve estar puto(a) da vida com o seu organismo, tanto sacrifício para nada e por culpa dele? O que fazer então?

Você precisa “acelerar” o seu metabolismo! E aqui vão algumas dicas.

 

1. Procure orientação de um profissional de Educação Física.

 

Ele irá programar uma periodização e otimização de treinos para essa finalidade. A associação de treinos de Hiit com treinos aeróbicos de baixa intensidade e longa duração costumam dar excelentes resultados no que tange ao aumento de gasto de calorias e oxidação de gorduras em repouso;

2. Faça musculação! O aumento da massa muscular é uma das formas mais eficientes para manter o metabolismo basal com uma intensidade regular e a longo prazo, pois como foi dito, boa parte das calorias são gastas com a manutenção da massa muscular.

3. Em vez de comer menos, se alimente “melhor”! Alimentos ricos em proteína ajudam a manter a massa muscular. Existem alimentos que para serem absorvidos gastam mais calorias, que também é uma das formas de metabolismo basal. Uma Alimentação Fitness certamente será um de seus maiores aliados na perda de peso.

Se você estiver com dificuldades de perder peso mesmo tendo diminuído a alimentação e praticando exercícios físicos, adote essas práticas que certamente irá conseguir excelentes resultados. Se mesmo assim não perder peso, então é o caso de procurar um endocrinologista.

Então é isso… Boa alimentação, bons exercícios, boa forma e, principalmente, boa saúde!!!

 

 

 

Fonte:

Blog do Guilherme Giorelli

 

 

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *