Personal Trainer dá dicas sobre Treinamento Funcional

SAÚDE E BEM ESTAR

O Personal Trainer Wilson Carlos, dá dicas importantes sobre a importância do Treinamento Funcional, quem pode realizar, quais as melhorias físicas que podem ser obtidas, vantagens e principais benefícios.

A Importância do Treinamento Funcional.

Hoje, cada vez mais ouvimos, lemos ou vemos pessoas realizando treinamento funcional, na maioria das vezes em forma de circuito em diferentes locais que frequentamos, quer sejam, nas academias de musculação, nos parques, clubes e praias. Aí decidi apresentar para vocês informações sobre essa modalidade de treinamento.

O que é o Treinamento Funcional:

São conjuntos de exercícios físicos que preconizam a realização de movimentos integrados e multiplanares1, os quais visam atingir fins específico podendo ser eles terapêuticos, esportivos ou treinamentos de atividades cotidianas, não dependendo necessariamente de materiais ou equipamentos para a sua execução.

Quem pode realizar:

Qualquer pessoa, desde que sejam observadas as recomendações que sempre faço no sentido de realizarem exames de saúde, para que saibam se podem realmente serem submetidas a qualquer tipo de esforço físico, sobretudo aqueles que possam lhes causar riscos cardíacos e articulares. Outro cuidado importante é com a avaliação física, pois ela permite que os seus objetivos sejam planejados em conjunto com o Profissional de Educação Física que prescreverá o treinamento funcional.

Melhorias físicas obtidas:

Segundo o Professor de Educação Física e Ultramaratonista Fernando Guerreiro, numa sessão de treinamento funcional o nosso corpo desenvolve várias capacidades físicas como: força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, resistência, alongamento, melhorias no condicionamento e coordenação motora2, as quais possibilitam realizarmos atividades de movimentos naturais do dia a dia com eficiência, tais como: caminhar, pular, agachar, saltar, correr, esquivar, girar, puxar e empurrar.

Treinamento Funcional no Esporte:

Normalmente este tipo de modalidade é realizada em conjunto com outras atividades dentro de uma metodologia de treinamento desportivo para praticantes de diferentes esportes, como por exemplo: basquetebol, futebol, voleibol, handebol e corridas, a fim de melhorar também os gestos motores esportivos, que consistem em: driblar, chutar, sacar, recepcionar, cortar, arremessar, passar, melhorar a passada, acelerar, etc.

Vantagens:

  • Na maioria das vezes os movimentos do treinamento funcional são feitos com o indivíduo utilizando o peso do próprio corpo, em atividades do tipo circuito, todavia pode haver emprego de materiais como: cones, discos, arcos, extensores, bola suíça, bolas de medicine ball e outros;
  • Esse treinamento se realizado no período de 60 minutos possibilita uma “queima” de aproximadamente 800 calorias, cujo este valor dependerá principalmente do condicionamento físico individual, a intensidade e o volume dos exercícios executados;
  • Outro fator muito importante são as correções das execuções dos movimentos, que poderão serem feitas pelos Treinadores, Professores de Educação Física e Personais Trainers durante a atividade, as quais auxiliam na prevenção de lesões, que podem afastar os praticantes por longos períodos ou até mesmo definitivamente das sessões de treinos.

 

Os principais benefícios:

Melhorias no sistema cardiovascular, redução do percentual de gordura corporal, definição da percepção dos movimentos corporais, maior tônus muscular, melhorias no equilíbrio, alta motivação pela quantidade infinita de exercícios e possibilidades, eficiência na execução dos movimentos, entre outras3.

Diante da variedade de possibilidades e dos benefícios apresentados, somado, sobretudo ao fato do treinamento funcional também poder ser realizado em locais abertos, o que torna os exercícios um atrativo a mais, pois deixa a prática mais agradável pela motivação de estar em contato com a natureza, há cada vez mais há o aumento da procura por essa modalidade. Assim, dependendo do seu objetivo de saúde, recomendo.

1. Treinamento funcional: para que e para quem?. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v16n6/pt_1980-0037-rbcdh-16-06-00714.pdf. Acesso em 29jan2018.

2. Por que você deveria investir em um treinamento funcional. Disponível em   https://fernandoguerreiro.blogosfera.uol.com.br/2018/01/27/. Acesso em 24jan2018.

3. Treinamento Funcional: o que é, seus benefícios, exercícios e um comparativo com a musculação. Disponível em http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/treinamento-funcional-o-que-e-seus-beneficios-exercicios-e-um-comparativo-com-a-musculacao/. Acesso em 25jan2018..

 

CRÉDITOS: Wilson Carlos – Personal Tainer

http://www.wilsoncarlospersonal.com.br/a-importancia-do-treinamento-funcional/

O Personal Trainer Wilson Carlos atende nos bairros de Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser, Brás, Pedro II e )

 

 

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